terça-feira, 4 de agosto de 2009

LIFESTRAW - CANUDO DA VIDA

Qualidade de vida perene?

O que vem a ser viver com saúde em países que vivem abaixo da linha da pobreza?

Criar novas tecnologias que se adequem as condições ambientais de uma determinada região, tem sido o desafio do século. Porém de maneira sem igual, uma tecnologia simples tem chamado a atenção do mundo, principalmente para áreas em que as condições de água potável são minímas, como a África. É o sistema de filtragem móvel da empresa suíça Vestergaard Frandsen, batizado de LifeStraw (“canudo da vida”), um tubo de plástico azul – mas muito mais grosso que um canudinho comum – contendo filtros que tornam potável a água contaminada com microorganismos que provocam cólera, febre tifóide e diarréia. Os filtros, fabricados em resina halógena, matam quase 100% das bactérias e cerca de 99% dos vírus que passam pelo LifeStraw.

A University of North Carolina em Chapel Hill testou o canudo com uma amostra de água contendo as bactérias Escherichia coli B e Enterococcus faecalis, além do vírus MS2 colifago, e mais iodo e prata. Os resultados indicam que o LifeStraw filtrou todos os contaminantes a níveis em que não representam mais um risco à saúde de quem ingere a água. No entanto, o canudo não filtra metais pesados como ferro ou flúor, nem remove parasitas como a giárdia ou o criptosporídio, apesar de o CEO da empresa, Mikkel Vestergaard Frandsen, afirmar que há uma versão do LifeStraw disponível para grupos de ajuda humanitária em Bangladesh e na Índia capaz de filtrar arsênico.

LifeStraw já ganhou vários prêmios e honras, entre eles, uma das “Dez coisas que vão mudar nossa forma de viver”, pela revista Forbes; “A Melhor invenção de 2005″, Revista Time; “A Melhor Invenção da Europa”, Reader’s Digest; Invenção do Século, Gizmag e muitos outros.


"MAS, O QUE DE FATO É NOBRE, É A SENSIBILIZAÇÃO MUNDIAL E A INCANSÁVEL NECESSIDADE DE TRANSFORMAR A HISTÓRIA DE CAOS E MISÉRIA QUE ALASTRA PAÍSES COM AUSÊNCIA DE SANEAMENTO BÁSICO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário