segunda-feira, 3 de agosto de 2009

RECOMPOSIÇÃO DO ECOSSISTEMA FLORESTAL DE NASCENTES


Uma bacia hidrográfica é um magnífico ecossistema, trata-se de uma área definida topograficamente, drenada por um curso d'água ou um sistema conectado de cursos d'água tal que toda a vazão efluente seja descarregada através de uma simples saída, no caso, os estuários. Em outra definição podemos notar que bacia hidrográfica é conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes e que dependem da eficiência do ciclo hidrológico para manter seu equilíbrio.
As nascentes, ou olhos d'água, são afloramentos do lençol freático, que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos d’água (regatos, ribeirões e rios). Em virtude de seu valor inestimável dentro de uma propriedade agrícola, deve ser tratada com cuidado todo especial. A nascente ideal é aquela que fornece água de boa qualidade, abundante e contínua, localizada próxima do local de uso e de cota topográfica elevada, possibilitando sua distribuição por gravidade, sem gasto de energia.
As matas ciliares são formações florestais às margens de ambientes aquáticos, constituem um ambiente complexo com condições mesoclimáticas distintas, atribuídas às temperaturas mais amenas e a maior umidade atmosférica desse local. As relações desempenhadas entre o ambiente aquático e o vegetal terrestre que margeia os cursos de água fazem com que diversos autores considerem inúmeras denominações, caracterizações e funções para esta vegetação (CARVALHO, 1996).
Um exemplo a ser seguido é a recomposição das margens da nascente do rio Uraim, localizado no Estado do Pará. Tornou-se possível devido à participação de vários atores sociais que passaram a adotar uma mudança de comportamento diante de aspectos ambientais ainda não percebidos, principalmente no que se refere as zonas de recargas.
Em recuperações de corpos d'água os ingredientes iniciais necessários partem do proprietário da área, que lança mão de atitudes como: Articulação do Conselho da Defesa do Meio Ambiente e demais órgãos ambientais para sistematização e intervenções necessárias; Formação de uma equipe técnica, com responsabilidade de orientar e recompor a vegetação ciliar de outras áreas que compõem a bacia; Mapeamento dos riscos sócio-ambientais que ocorrem na bacia e educação ambiental permanente, através do uso em massa dos sistemas de comunicação, acerca da importância da conservação de matas ciliares e nascentes.
É imprescindível acolher as legislações pertinentes, como Código Florestal, Resolução Conama, e em certos casos legislaçõe específicas de cada região, obedecendo sempre a hierarquia dos poderes.

6 comentários:

  1. Adorei a matéria!!!!!!!Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns eu adoreii isso
    Bjs de hama montana

    ResponderExcluir
  3. tudo que eu precisava para o trabalho escola e um máximo parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade e um máximo estão de parabéns.

      Excluir
  4. adorei parabéns mi ajudou muito

    ResponderExcluir